Quando o consumidor entra na loja para a escolha de um perfume, a primeira pergunta que vem à mente dele é: afinal, o que significa ele ser floral, oriental, aquático, aromático, cítrico, frutal, amadeirado ou gourmand?
O que acontece é que todos esses nomes servem para indicar qual é o aroma predominante, ou seja, a sua família olfativa. É através dela que reconhecemos a essência que sobressai mais (antes mesmo de sentirmos a sua fragrância). Por exemplo, se o perfume destaca notas cítricas acima de tudo, ele pertence à família olfativa cítrica. Se as suas notas florais forem mais predominantes, o perfume se encaixará na família olfativa floral.
O setor de perfumaria e as marcas utilizam essa classificação como uma importante ferramenta para mapear e classificar o seu portfólio de perfumes, atendendo com precisão todas as dúvidas que possam surgir entre os consumidores masculinos e femininos quanto à sua composição.
Neste artigo, detalhamos para você um pouco mais sobre esse assunto para que a sua escolha seja ainda mais precisa ao formar o estoque da sua loja com perfumes de qualidade internacional, atendendo em cheio às preferências dos seus clientes!
Quais são as principais famílias olfativas?
– Aromática: Grupo composto por ingredientes herbais que trazem frescor e leveza.
– Floral: Grupo composto por notas variadas que agradam principalmente o público feminino, desde as bem delicadas até as mais sensuais, imprimindo elegância e personalidade.
– Cítrica: Grupo composto por notas frescas e leves, trazendo uma sensação revigorante para quem usa (geralmente precisam ser reaplicados com mais frequência devido à volatilidade dos componentes).
– Frutal: Dentre as famílias olfativas, é uma das mais versáteis e vibrantes. Utiliza notas de frutas para criar fragrâncias joviais e animadas (podendo variar de acordo com a combinação das frutas utilizadas, tais como: maçã, pera e guaraná).
– Amadeirada: Bastante comum em perfumes masculinos, as notas amadeiradas dessa família olfativa são frequentemente usadas como base para fragrâncias mais sofisticadas e elegantes (variando entre sensações secas e cremosas).
– Especiaria: Os temperos oferecem para essa família olfativa uma personalidade marcante, desde as combinações mais quentes e rústicas (como canela e cravo) até as mais vibrantes (como o gengibre e cardamomo).
– Oriental: Essa família olfativa se destaca pelas suas notas quentes e sensuais, que combinam elementos resinosos, balsâmicos e especiados para criar fragrâncias mais envolventes.
– Gourmand: Derivado da palavra francesa “gula”, este grupo se baseia na sensação de delícias gastronômicas (oferecendo fragrâncias quentes, cremosas e doces que remetem ao conforto).
Além disso, ainda existem as subfamílias olfativas, que trazem ainda mais informações detalhadas sobre qual o tipo de perfume que se encaixa na descrição contida na embalagem.
Como escolher um perfume de acordo com as famílias olfativas?
Com um melhor entendimento sobre as características de cada uma das famílias olfativas, abre-se então a possibilidade de identificar melhor o perfume que mais combina com gosto particular dos seus clientes.
É claro que, como lojista, você não precisa se prender a isso. O melhor mesmo é fazer com que o cliente vá até a sua loja, abra um frasco de perfume de qualidade e se deixe levar pelas combinações que o perfumista criou para despertar a sua experiência olfativa. Dessa forma, as chances de sucesso nas vendas se multiplicam!
Distribuidora Paris: As melhores fragrâncias internacionais para uma experiência olfativa superior
Na Distribuidora Paris, você conta com um amplo e diversificado portfólio de perfumes de marcas internacionais consagradas para atrair ainda mais a atenção dos seus clientes.
Entre em nosso site, consulte o nosso catálogo de perfumes ou fale com um dos nossos especialistas para obter mais informações sobre as famílias olfativas de cada perfume!