A capacidade de fechar negócios de forma eficaz é essencial para o sucesso de qualquer que seja o seu empreendimento comercial. Construir um bom relacionamento, mostrar os benefícios de um produto ou serviço e atender as necessidades do cliente durante todo o processo de vendas pode ajudar você a fechar cada vez mais negócios.
O fato é que um bom representante de vendas deve estar sempre pronto para desenvolver continuamente o seu poder de persuasão junto ao seu cliente em potencial. Em um mercado extremamente competitivo, é fundamental que a sua equipe comercial saiba usar frases de fechamento que ajudem a gerar novas conversões.
Ao dominar essas técnicas de vendas impactantes, você incentiva os seus clientes a se tornarem ainda mais atraídos pelo seu tipo de negócio, deixando uma impressão positiva e duradoura que irá garantir a sua fidelização. Neste artigo, apontamos algumas frases certeiras que ajudarão a sua empresa a impulsionar seus negócios e obter excelentes resultados de vendas!
A importância do uso de frases de venda adequadas para fechar bons negócios
Com a adoção cada vez maior das técnicas de marketing e vendas nas organizações, através de treinamentos contínuos junto à equipe comercial, o profissional de vendas tem hoje ao seu alcance um conjunto de frases de fechamento de vendas que irão auxiliá-lo a influenciar a decisão final do seu prospect.
A ideia principal contidas nessas frases de fechamento é mostrar ao cliente em potencial que a sua empresa tem as soluções ideais para resolver o problema dele e que irão certamente atendê-lo satisfatoriamente (fazendo com que ambos se beneficiem mutuamente com o fechamento do negócio em questão).
Geralmente, elas são utilizadas no final do funil de vendas, criando assim um senso de urgência junto ao cliente, abordando suas possíveis objeções e convencendo-o a agir naquele momento específico (aproveitando a excelente oportunidade que está sendo oferecida a ele).
O que fazer para que a frase de venda escolhida seja a ideal?
– Trace o perfil do cliente que deseja abordar e a melhor forma de interagir com ele;
– Conheça a fundo os seus produtos/serviços para saber prestar as informações corretas ao cliente;
– Ofereça descontos e benefícios exclusivos (considerando o histórico de relacionamento com o cliente);
– Ouça atentamente o que o cliente deseja (isso ajudará com a abordagem correta e o fechamento da venda);
– Seja flexível ao se deparar com as demandas e as necessidades específicas de cada cliente;
– Seja claro, transparente e ágil para construir um bom relacionamento (isso será o diferencial do seu negócio para conquistar e fidelizar seus clientes).
Venda Consultiva: uma ação que estabelece confiança e constrói um bom relacionamento com o cliente
Usar afirmações simples e diretas é uma habilidade de negociação de vendas que permite que o seu vendedor ou representante comercial feche mais negócios para sua empresa, reiterando propostas de valor, abordando objeções e oferecendo informações adicionais quanto ao produto ou serviço que o seu cliente está procurando.
Veja, a seguir, alguns excelentes exemplos de frases/afirmações que podem ser aplicadas no seu negócio para conquistar definitivamente o seu fechamento de vendas:
1. “Como posso ajudá-lo(a)?”
Essa é uma frase de venda que parece simples, mas que é perfeita para ser aplicada em diversas situações. É curta, sutil e simpática (não sendo invasiva ou fraca). Ela reforça a imagem do representante da sua empresa como um consultor (ao invés de um vendedor insistente desejando apenas fechar um negócio a qualquer custo) que se coloca à disposição do cliente em potencial para ajudá-lo com uma orientação especializada.
2. “Tudo o que pediu está no orçamento que lhe enviei?”
Essa frase de venda sinaliza que o representante comercial está à disposição para enviar todas as informações necessárias e auxiliar o prospect a tomar a decisão correta sobre a aquisição do produto ou serviço. Ela complementa a pergunta anterior e demonstra que existe o interesse em promover a satisfação do cliente (tirando qualquer dúvida que possa ainda existir sobre a proposta apresentada, caso seja preciso).
3. “Diante do que está procurando, acho que esses dois produtos atendem melhor você. Gostaria de escolher entre o produto “X” ou “Y”?
O raciocínio por trás dessas frases complementares é que com o fornecimento das duas alternativas, o cliente se mostrará mais inclinado a escolher uma delas (do que descartar ambas). Assim, o representante já aumenta significativamente as chances de ouvir uma resposta “sim” por parte do prospect (ao invés de um “não” para tudo).
4. Caso haja algum problema, é só entrar em contato que nós resolvemos na hora”.
Essa é uma frase de venda que demonstra o comprometimento do representante da sua empresa com o prospect. É o tipo de afirmação que pode ser utilizada para aquele cliente que parece estar indeciso ou até se distanciando da venda. Também é uma boa forma de resgatar aquele contato que não retorna há algum tempo. Estabelecer uma relação de confiança entre a empresa e o cliente possibilita a conversão e a fidelização do mesmo.
5. “Qual a forma de pagamento ideal para você neste momento: à vista ou parcelado?”
Utilize essa frase de venda quando a negociação estiver bem avançada e você sentir que a venda está praticamente fechada. Dê ao menos duas opções para que o seu prospect se sinta confortável e escolha a mais adequada para o momento. Com o tempo, a relação entre ambos se intensificará e mais pedidos serão realizados.
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