Uma das datas comerciais mais aguardadas do segmento de perfumaria está chegando! Verifique se está tudo pronto para atender o seu público consumidor. Se preparar para a Black Friday é olhar com atenção o seu estoque de perfumes, ver quais ainda precisa adquirir junto aos seus fornecedores, analisar bem a concorrência e definir um bom planejamento estratégico (que envolva desde a previsão de demanda até a automação de seus processos mais críticos).
Hoje, já não basta apenas oferecer descontos para seus produtos, mas também é preciso que todos os setores da sua empresa estejam realmente alinhados e preparados para atender ao aumento da forte demanda que costuma acontecer nessa ocasião (sem perder o foco e a eficiência).
Segundo pesquisas recentes no mercado de perfumes, 39% dos consumidores planejam fazer as suas compras nesse período, antecipando inclusive as suas compras de Natal. Então, não dá para deixar tudo para cima da hora e perder uma excelente oportunidade como essa. Neste artigo, apontamos cinco preparativos que são necessários para você obter os melhores resultados de vendas na Black Friday!
A sua loja está preparada para o maior evento de perfumaria do ano?
A Black Friday pode até ocorrer na última semana de novembro, mas a sua preparação deve começar com antecedência. Afinal, pensar de forma estratégica não é algo que se faz da noite para o dia.
Os lojistas do segmento de perfumes, que estão acostumados a lidar com esse aumento sazonal de demanda, precisam mapear muito bem os seus recursos, prever possíveis gargalos e alinhar todos os seus setores para que a venda de seus produtos aconteça de forma fluida, ágil e sem o risco de prejudicar a sua capacidade operacional.
Conheça 5 passos importantes para a sua loja “bombar” na Black Friday
1. Faça previsões de demanda com base no seu histórico de vendas
Um grande deságio que a Black Friday traz é atender a uma demanda que muitas vezes supera em muito o fluxo normal de pedidos. Para que a sua loja não seja pega de surpresa, faça uma previsão de demanda baseada no histórico de vendas de anos anteriores.
Tenha uma visão clara dos dados a serem obtidos em sua pesquisa, ajudando a identificar quais são os perfumes que podem ter mais saída durante esse evento comercial (se na Black Friday anterior, por exemplo, um determinado perfume foi o grande destaque de vendas, antecipe essa demanda e prepare estoques maiores para essa data e o final de ano).
2. Personalize as ofertas com base no seu estoque e nas preferências dos clientes
A competição acirrada da Black Friday com promoções genéricas pode não ser o suficiente para atrair a atenção do público certo. Analise o comportamento de seus clientes e entenda o que eles realmente desejam para que você possa ter um diferencial competitivo.
A personalização pode ser oferecida de diferentes formas junto aos seus clientes, através de descontos em marcas de perfumes específicos que eles desejam comprar, promoções exclusivas para clientes fiéis ou até mesmo com a criação de kits personalizados que atendem tanto a sua necessidade de renovar o seu estoque, quanto o de atender o desejo de compra do consumidor.
3. Planeje seus descontos sem comprometer o fluxo de caixa
Planeje os seus descontos para atrair seus clientes, mas também tenha cuidado para não ter prejuízos e prejudicar o seu fluxo de caixa. Nessa hora, é vital realizar cálculos precisos e prever os possíveis impactos financeiros.
Calcule a margem de contribuição de cada perfume, subtraindo os custos variáveis (como matéria-prima, frete e comissão de vendas) do preço de venda. Ao aplicar o desconto, a nova margem de contribuição deve ainda cobrir os custos e deixar uma margem positiva para a sua loja.
4. Personalize o seu marketing
Devido à forte competição que existe nessa época para atrair a atenção dos consumidores, o seu marketing precisa ser ainda mais agressivo. Não basta fazer apenas uma simples divulgação de descontos. Procure fazer com que a sua campanha de vendas seja estratégica e personalizada.
Tendo como base os dados coletados de seus clientes, você pode segmentar campanhas de e-mail marketing, criar anúncios direcionados e até mesmo desenvolver ações exclusivas para clientes mais recorrentes. Isso faz uma enorme diferença na hora de chamar a atenção do seu público. Invista na criação de bons conteúdos para o seu site e redes sociais (através de um texto que seja criativo e informativo, além de um design que potencialize a imagem do perfume que deseja vender, dando preferência à utilização de fotos de qualidade).
5. Revise contratos com os seus fornecedores
Antes que a Black Friday chegue, mantenha todos os seus contratos com os seus fornecedores em dia. Afinal, o aumento de demanda exigirá que o fornecimento dos seus perfumes esteja funcionando com eficácia e fluidez.
Reveja e acerte os prazos, condições de pagamento e garantias de entrega para evitar assim qualquer tipo de surpresa desagradável (como atrasos na entrega, por exemplo) que podem comprometer toda a sua estratégia de vendas. Garanta que o seu estoque de perfumes esteja abastecido e os prazos de entrega dos mesmos sejam cumpridos (o ideal é trabalhar sempre com distribuidoras confiáveis e com experiência nesse mercado).
Distribuidora Paris: Parceria ideal para aumentar as suas vendas.
A Distribuidora Paris está preparada para atender a alta demanda dessa data especial e oferecer aos lojistas do setor de perfumaria uma extensa linha de produtos importados das melhores marcar e pelos melhores preços praticados no mercado.
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