Ao longo dos anos, a Black Friday vem se consolidando como uma das datas mais aguardadas do comércio brasileiro, atraindo a atenção das grandes redes de varejo e de empreendedores que atuam nos mais diversos segmentos do mercado, principalmente no que diz respeito ao setor de perfumaria (cada vez mais abastecido com lançamentos de marcas internacionais).
É um evento que proporciona uma grande oportunidade tanto para os consumidores que podem adquirir os seus perfumes de marcas renomadas por um custo melhor, quanto para as lojas que ganham assim um meio de aumentar as suas vendas e conquistar também novos clientes.
Mas, é preciso redobrar os seus cuidados para não perder vendas e prejudicar a imagem com o cliente, evitando alguns erros que costumam ser recorrentes durante essa época. Neste artigo, apontamos como você deve agir para elevar a lucratividade da sua perfumaria na Black Friday!
Quais são os 10 erros que você deve evitar na Black Friday?
1. Estoque deficiente de perfumes
Um dos principais erros cometidos na Black Friday é a perfumaria se empolgar e anunciar várias promoções sem ter perfumes suficientes no seu estoque. O cliente entra na loja física ou on-line, gasta tempo na escolha das fragrâncias, sai frustrado com a falta desses itens e você perde a oportunidade de conquistá-lo ou fidelizá-lo em futuras compras. Por isso, mantenha sempre o seu estoque abastecido, sempre atualizado e com perfumes que atraiam realmente o desejo do seu consumidor.
2. Problemas com o atendimento ao cliente
Os seus canais de atendimento (SAC, WhatsApp, Chats etc.) precisam estar de prontidão para atender o cliente de uma maneira mais ágil, clara e eficiente. Não há nada pior do que fazer o consumidor esperar muito por uma informação sobre o que deseja comprar. É preciso que a sua equipe de vendas e o seu atendimento estejam realmente alinhados com toda a sua estrutura operacional (estoque, logística de entrega etc.) para que a sua perfumaria não perca oportunidades de vendas na Black Friday.
3. Promoções enganosas
Os consumidores estão cada vez mais atentos às promoções anunciadas pelas perfumarias. Hoje, é muito fácil descobrir, com antecedência, que um produto teve o seu preço elevado pouco antes de entrar na semana ou no dia da Black Friday. Ao adotar essa prática, as empresas acabam tendo a sua imagem prejudicada, impactando no seu resultado de vendas. Evite essa “armadilha promocional” praticando uma política de precificação sempre baseada em uma relação transparente e direta com todos os seus consumidores. Caso contrário, o seu negócio acaba perdendo credibilidade com os clientes e espaço para a concorrência!
4. Aplicar o desconto sem pensar na margem
Pode parecer uma coisa básica, mas este é um dos erros mais comuns na Black Friday, tanto em lojas on-line como físicas. Mas, é importante entender como ficará o valor final do produto após o desconto aplicado na promoção junto ao cliente. Dessa forma, a sua loja não fica no prejuízo em um dos momentos que você precisa obter mais lucro. Verifique se o valor líquido do perfume em promoção (depois de descontar todas as taxas que devem ser aplicadas) realmente dará lucro para o seu negócio!
5. Deixar de oferecer kits com desconto
Cada detalhe na sua estratégia de vendas faz muita diferença. Não basta apenas aplicar os descontos e pronto! É necessário que você avalie as melhores possibilidades e as formas mais eficazes para conquistar a atenção do seu cliente como, por exemplo, a criação de kits de perfumes. Esta é uma excelente estratégia para aumentar o ticket médio de sua perfumaria. Monte kits que realmente atraiam o desejo do seu consumidor durante a Black Friday (criando um desconto promocional para quem aproveitar a oportunidade de comprar mais perfumes ao invés de apenas um).
6. Não pensar em renovar o estoque
A Black Friday também é uma data que oferece para o varejo a oportunidade de fazer aquela renovação no estoque. Um dos erros que você deve evitar é achar que os perfumes que estão lá parados, por exemplo, não devem ser vendidos. Esta é o momento ideal para fazer ainda mais dinheiro com eles. Como foi mostrado acima, a montagem de kits com esses perfumes do seu estoque, por exemplo, cria uma excelente chance da sua loja capitalizar com esses produtos. As pessoas aproveitam essa data promocional não só atrás das novidades, mas também aproveitam a chance para adquirir aqueles perfumes que antes não podiam comprar.
7. Não garantir a estabilidade do seu site
Na Black Friday, o tráfego dos sites aumenta em até seis vezes quando comparado com o restante do ano. As páginas podem cair ou ficarem instáveis prejudicando assim as suas vendas. Tenha em mente que, para que a sua loja on-line não perca oportunidades, é preciso que você eleve o limite de tráfego do seu e-commerce para assegurar uma boa experiência junto ao público, alcançando dessa maneira um maior número de vendas.
8. Não divulgar sua campanha nos canais corretos
Agora, mesmo que a sua loja virtual esteja preparada para o aumento de visitas durante a Black Friday e tenha o melhor serviço de entrega para as compras on-line, nada disso será útil se não houver visitantes. Saiba que o marketing tem um grande papel aqui, sendo preciso direcioná-lo aos consumidores da forma correta para obter os resultados esperados. Hoje, as redes sociais (como Instagram e Facebook, por exemplo) são ótimas opções para a divulgação de conteúdo e oferta de descontos promocionais, além da utilização do próprio e-mail marketing.
9. Disponibilizar poucos meios de pagamento
Para garantir boas vendas durante a Black Friday, é preciso otimizar o processo de checkout no seu site (disponibilizando quantas formas de pagamento forem necessárias). Cartão de crédito, débito, boleto ou PIX elevam as chances de o cliente fechar a compra com a sua perfumaria. Lembre-se também que é fundamental reforçar a segurança do seu site para ter a certeza de que as suas vendas on-line realmente retornarão lucros e não prejuízos provocados por fraudes!
10. Não conversar com os seus fornecedores
Buscar uma parceria de confiança com seus fornecedores é vital para o sucesso das suas vendas! Certifique-se de que terá os melhores meios para suprir a alta demanda provocada pela Black Friday e aproveitar para negociar melhores valores de perfumes para sua loja, garantindo assim uma boa margem de lucro para o seu negócio.
A Distribuidora Paris possui a maior variedade de perfumes do mercado internacional e com preços especiais para que a sua perfumaria alcance excelentes resultados na Black Friday. Entre em nosso site, consulte nosso catálogo de perfumes, fale com um dos nossos especialistas e abasteça o seu estoque com as melhores fragrâncias internacionais para atrair ainda mais os seus consumidores e aumentar significativamente a sua margem de lucro! Boas vendas!